Imagem capa - Vou casar e agora? Por onde começar?  por Diego Rocha
Casamento

Vou casar e agora? Por onde começar?

Quais os primeiros fornecedores devo contratar para o meu casamento? Quero te ajudar compartilhando meu ponto de vista e um pouco do que aprendi nesses 8 anos de fotografia de casamento. E o que vou falar é também fruto de como foi a minha experiência na organização do meu casamento. Por onde começar?



Vou casar e agora?


1) Cerimonial


Se você deseja aproveitar cada pedacinho desse dia tão especial e deseja que tudo dê certo, contrate um bom cerimonial. E mesmo com o melhor cerimonial do mundo alguns imprevistos sempre acontecem. Mas a diferença é que vai ter um profissional ali para ajudar a resolver. Já fotografei casamentos que não tinham cerimonial e todo problema, por menor que fosse, acabou sendo resolvido pelos noivos, que não conseguiram aproveitar o próprio casamento.

Outra situação que já presenciei foram amigas trabalhando de cerimonialista. Mesmo com a melhor boa vontade do mundo não tinham a experiência para lidar com imprevistos, além de não poderem aproveitar a festa com a noiva. 

É essencial que o cerimonialista esteja presente no planejamento de todo o evento. Isso garantirá o bom andamento do casamento, o compromisso com o horário e a tranquilidade de que tudo estará em boas mãos. A única coisa que você não pode delegar é a diversão! 



É essencial que o cerimonialista esteja presente no planejamento 

de todo o evento


2) Local da cerimônia e da festa

Não tem casamento sem data e endereço. É a primeira coisa que eu pergunto para o casal quando me procuram. E muitos desses locais você tem que reservar com bastante antecedência. Primeiro defina se vocês preferem um local aberto ou fechado. Onde será a cerimônia e se a festa (caso tenha) será no mesmo local; isso já vai eliminar muitas opções e facilitará a escolha. Se você escolheu casar em um local aberto e em uma época com probabilidade de chuva opte por um local que tenha a possibilidade de um plano B. A indicação de lugares feita pelo cerimonial, amigos e/ou fornecedores também é muito importante. O meu casamento foi na Fazenda Arraial Velho e nós amamos. Só temos boas lembranças de lá. Clique aqui para se inspirar com vários casamentos que fotografei em diferentes lugares. 



Espaço Garças Pampulha


3) Buffet

Com a definição do número de convidados é hora de contratar um buffet. o buffet é um dos fornecedores mais importantes e não poderia ficar de fora desta lista.  

São inúmeras opções e ter uma indicação de amigos e outros fornecedores pode fazer a diferença. 

Fotografei um Casamento no Parque das Mangabeiras que foi muito legal e tiveram ótimas soluções para a hora da recepção. O casal contratou carrinhos que servem finger foods e disponibilizou suco e água em pontos específicos. Ficou muito criativo e os convidados adoraram. Clique aqui para ver as fotos desse casamento. A solução mais tradicional é contratar um buffet que ficará responsável por todo o cardápio do seu casamento, mas vale a pena ser criativo e adaptar o buffet de acordo com o estilo do seu casamento. É comum alguns buffets não fornecerem o bolo de casamento e até mesmo os doces. No meu casamento o bolo foi contratado a parte e o Buffet Provença ficou responsável por todo restante. Só elogios! :)




4) Fotografia

A fotografia será a única lembrança material do seu casamento. Depois de escolher com tanto carinho todos os detalhes do seu casamento será na fotografia que conseguirá voltar no tempo e reviver esse dia tão especial. E não é mentira dizer que passa rápido porque o dia do casamento realmente passa voando. 

Portanto, dê atenção ao profissional que irá registar o seu casamento pois é um dia que não tem replay e são essas fotografias que irão contar essa parte tão linda da sua história.

Sempre indico contratar o fotógrafo com um ano de antecedência à data marcada. Como faço apenas um casamento por vez e poucos casamentos no ano é preciso organizar a agenda com antecedência para não perder nenhuma data. Por isso, o fotógrafo deve estar nos primeiros fornecedores contratados para o seu casamento. Nesse outro texto eu dou mais dicas de como contratar o fotógrafo do seu casamento.



Dê atenção ao profissional que irá registar o seu casamento,

 pois é um dia que não tem replay.


Não para por aqui. São muitos fornecedores que você pode contratar, por isso, defina prioridades. O que você sonhou para o seu casamento? O que é fundamental e você não abre mão? Vestido? Maquiagem? Chinelos para as madrinhas? Banda? A fotografia é importante pra você? Contrate primeiro os fornecedores que vocês decidiram como essenciais e não querem abrir mão. O restante vai deixando para o final, sem abrir mão do que realmente vai fazer a diferença. Dá trabalho mesmo, mas não abra mão do seu sonho e não esqueça de se divertir :)


LEI TAMBÉM: 3 MOTIVOS PARA FAZER SEU ENSAIO PRE WEDDING


Se você leu até aqui muito obrigado. Vai ser uma alegria contribuir na realização do seu sonho. Compartilhe no seu grupo de noivas, com alguma amiga ou parente que vai se casar, elas vão gostar das dicas. Muito obrigado!