Imagem capa - Dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento por Diego Rocha
preweddingCasamento

Dicas para contratar o fotógrafo do seu casamento


Vou casar e agora? Chegou o momento de planejar esse dia tão importante. Por onde começar? Fiz um outro texto falando quais os fornecedores devo contratar primeiro para o meu casamento, mas neste texto vou focar na minha especialidade que é a fotografia de casamento e quero te ajudar com alguns pontos que julgo importantes na escolha do fotógrafo perfeito para o seu casamento.




1) Marque uma conversa com o fotógrafo


Viemos em um mundo globalizado e digital em que queremos resolver quase tudo por Whastapp ou e-mail e, com isso, acabamos não reservando um tempo de qualidade para conhecer pessoalmente alguns profissionais fundamentais que farão parte de um dos dias mais importantes de nossas vidas. Na maioria das vezes o primeiro contato com o fotógrafo será por meios digitais, mas esse contato não é eficiente quando se trata de escolher o profissional que vai registrar todos os detalhes do grande dia.

Aconselho agendar uma reunião com esse profissional. Somente conversando ele poderá te conhecer melhor e oferecer as melhores opções de acordo com o seu perfil.  Sempre ofereço aos casais marcarmos uma conversa no meu escritório ou mesmo por vídeo chamada e posso dizer com absoluta certeza: Isso faz toda a diferença! Criar sinergia com o fotógrafo é muito importante para ter fotos naturais e espontâneas.

Dá trabalho organizar esses encontros, marcar reunião depois do trabalho, se deslocar até os lugares... Eu sei! Eu também me casei e sei como é cansativo, por isso, você tem que estabelecer prioridades. A fotografia é importante para o seu casamento? Se sim, encontre com quantos fotógrafos forem necessários e não fique apenas na troca de mensagens. Você pode até se casar mais de uma vez ao longo da vida (às vezes com a mesma pessoa), mas esse casamento que você está planejando com tanto carinho vai acontecer uma única vez. 



Esse casamento que você está planejando com tanto carinho vai acontecer uma única vez. 


2) Dê atenção na hora de conversar pelo WhatsApp


Atendo noivas no meu WhatsApp quase que diariamente e quem já foi atendida por mim sabe que tenho um atendimento diferenciado. Eu me importo com cada atendimento porque sei que por trás daquela mensagem existe uma noiva que sonha com o casamento perfeito. 

Sempre peço alguns minutos da sua atenção porque quero entender a sua necessidade e também apresentar o meu trabalho da melhor maneira. Mas a atitude que mais me deparo é uma pergunta sobre o preço e obrigado (quando agradecem). Retomo a pergunta do tópico anterior: “A fotografia é importante para o seu casamento?” Se sim, interaja com o fotógrafo; faça perguntas além do preço e veja o que ele tem a dizer. Sei que a maioria dos fornecedores vai te enviar aquele lindo PDF com todos os valores, mas não escolha seu fotógrafo apenas pelo preço. 



A fotografia é importante para o seu casamento?


3) Não escolha seu fotógrafo apenas pelo preço


Quando você faz a escolha pelo preço deixa de lado vários outros aspectos muito importantes. Às vezes, por uma diferença pequena de valor (já que sua escolha está sendo baseada apenas pelo preço) você descarta um fotógrafo que seria a escolha perfeita pra vocês. Por isso, vá além do preço, pergunte sobre o estilo fotográfico, a equipe que o acompanha, como realiza os trabalhos, o que entrega em cada pacote... Enfim, procure uma sintonia com esse profissional e se você gostou da conversa e vê que esse pode ser um bom profissional para estar no seu casamento marque uma reunião. 

Eu costumo dar o exemplo do celular x fotografia de casamento. Você só tem uma chance de fotografar o seu casamento e são fotos para toda a vida; não é um produto com validade para o consumo ou com obsolescência programada. Essa diferença no preço deve ser pensada projetando a validade e importância desse momento para a vida inteira. Fotografia ganha ainda mais valor com o passar do tempo e, por isso, não pode ser adquirida da mesma forma que um celular (ou outro produto) que será substituído dentro de pouco tempo. Fotografia é para sempre!



Fotografia é para sempre.


4) Quanto melhor o relacionamento, melhor a experiência e melhores serão as fotos


Falei muito sobre isso no texto sobre a importância de fazer o ensaio pré wedding e reafirmo aqui: O bom relacionamento é a essência para uma ótima experiência e um resultado que supere suas expectativas! Na hora de fazer a sua lista de convidados você não chamaria alguém com quem não tem um bom relacionamento não é mesmo? Você convida pessoas com as quais gostaria de compartilhar a felicidade que está sentindo. Escolha o fotógrafo da mesma forma, ele vai passar um bom tempo com vocês antes, durante e após o casamento. Ele ou ela será o responsável por registrar a sua felicidade.



O bom relacionamento é a essência para um resultado que supere 

suas expectativas



5) Tenha certeza sobre o estilo fotográfico do fotógrafo


Atualmente existem tantas variedades, opções, estilos que qualquer simples escolha pode ficar bem mais complexa. Se você é daquelas que tem uma vasta coleção de referências no Pinterest e está cheia de idéias para o seu casamento escolha um fotógrafo que trabalhe no mesmo estilo. Na hora de contratar o fotógrafo para o seu casamento é fundamental compreender e gostar do estilo fotográfico dele: se utiliza luz natural, se prefere ambientes fechados, se gosta da natureza, etc. É preciso se identificar com o estilo, pois um artista não adapta o seu trabalho, isso não daria certo. É preciso ter liberdade, de ambos os lados, para tudo fluir naturalmente.



Um artista não adapta o seu trabalho.


6) Desconfie de “pacotes” que ofereçam demais


Eu recebo cada coisa de noivas e amigos fotógrafos e que desafiam as leis das finanças (rsrsrs). Não dá pra ser bom em tudo e quando você contrata um pacote que oferece muitas coisas tem grandes chances de alguma sair errada. Na fotografia o essencial é o ensaio pré wedding e a cobertura completa no dia do seu casamento. Até o álbum eu dou a opção de fazer depois. Quadros, banners e outros inimagináveis produtos e serviços podem ser até legais, mas o mais importante mesmo é se identificar com o fotógrafo e seu trabalho. Por isso, não se iludam quando a oferta for demais. 



Não se iludam quando a oferta for demais. 



LEIA TAMBÉM: VOU CASAR E AGORA? POR ONDE COMEÇAR?


Se você leu até aqui muito obrigado. Vai ser uma alegria contribuir na realização do seu sonho. Compartilhe no seu grupo de noivas, com alguma amiga ou parente que vai se casar, elas vão gostar das dicas. Muito obrigado!